Notícias

Magistrados são empossados na Academia Mato-grossense de Direito

Publicado por TJMT em 02/09/2019 às 08:49

Magistrados são empossados na Academia Mato-grossense de Direito

Magistrados são empossados na Academia Mato-grossense de Direito

Academia Mato-Grossense de Direito foi instalada na noite do dia 29 de agosto, na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá, com a posse de 21 membros, dentre os quais estão juízes e desembargadores do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Diretora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), a desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou a importância da academia para o trabalho de dialeticidade de quem quer estudar e pensar o Direito em Mato Grosso.

“Estamos construindo um mundo que pensa melhor, um mundo onde os juristas procuram construir o Direito através da pesquisa, do diálogo, do debate e, para isso, a academia é um fórum. Vejo que a academia para o mundo jurídico de Mato Grosso tem um papel fundamental e relevatíssimo”, frisou.

O desembargador Guiomar Teodoro Borges também foi empossado membro da academia. Para ele, a criação do espaço acadêmico terá um impacto muito grande no pensamento de remodelagem do Estado atual.

 

“O modelo de Estado que hoje está estruturado entre nós não está afinado com a realidade social, por conta exatamente dessa evolução histórica. Precisamos sentar e discutir isso e a academia é exatamente o espaço para isso, sentar, discutir, afinar as ideias para produzir orientações para onde está indo o Direito, quais as correntes de pensamento científico, tecnológico e filosófico estão norteando o modelo de Direito que temos hoje. A ideia é fazer com que tenhamos um espaço de discussão cultural da questão jurídica com vistas a produzir o que podemos colaborar com a sociedade a partir das discussões travadas no âmbito da academia”, disse.

No rol de juízes, figura o juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Várzea Grande, Eduardo Calmon de Almeida Cézar, e a juíza do Juizado Especial Criminal de Várzea Grande (Jecrim), Amini Haddad Campos.

“Fico muito feliz por termos membros do Poder Judiciário participando das discussões acadêmicas, da constituição do Direito no Estado de Mato Grosso. Isso colabora para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do conteúdo jurídico que será prestado à sociedade. Tenho certeza que aqui serão discutidos temas de importância que farão com que a sociedade mato-grossense possa avançar cada vez mais na ciência jurídica”, pontuou Calmon.

O advogado Fábio Arthur da Rocha Capilé foi empossado presidente da Academia e afirmou que a solenidade marca a concretização de um sonho coletivo. “Esse era um anseio muito antigo das pessoas em buscar um ambiente onde houvesse não apenas a discussão do Direito, mas também a ampliação dessas discussões para outros segmentos essencialmente sociais. Hoje concretizamos esse sonho, trazendo pessoas extremamente qualificadas dos diversos segmentos do Direito para que possamos compartilhar esse conhecimento e fazer com que a academia possa galgar caminhos de sucesso em prol da sociedade e, principalmente, das pessoas ligadas ao mundo jurídico em nosso Estado”.

Além dos membros já mencionados, fazem parte da Academia Mato-grossense de Direito os juristas Marcelo Antônio Theodoro, Armindo de Castro Júnior, Evandro Cesar Alexandre dos Santos, André Araújo Molina, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, Carlos Eduardo Silva e Souza, Cláudio Stábile Ribeiro, Dinara de Arruda Oliveira, Graziele Cabral Braga de Lima, Joelson de Campos Maciel, Marcio Frederico de Oliveira Dorileo, Maria Beatriz Theodoro Gomes, Rogério Luiz Gallo, Saul Duarte Tibaldi, Valério de Oliveira Mazzuoli e Welder Queiroz dos Santos.

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78048-250 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252 / 9.9927-5162
E-mail: emam@amammt.com.br

Sitevip Internet