Notícias

​OUTUBRO ROSA: Câncer de mama e poder feminino são temas de seminário na EMAM

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 28/10/2019 às 14:42

​OUTUBRO ROSA: Câncer de mama e poder feminino são temas de seminário na EMAM

​OUTUBRO ROSA: Câncer de mama e poder feminino são temas de seminário na EMAM


Cerca de 70 mulheres participaram do seminário Outubro Rosa, promovido pela Escola da Magistratura Mato-Grossense (EMAM) em parceria com o Instituto Mato-grossense de Estudos Jurídicos (IMEJ), na sexta-feira (25). As palestras tiveram como foco a conscientização a respeito do câncer de mama e as possibilidades de enfrentamento da doença. 

Dando início ao seminário, o ginecologista e mastologista, Aguiar Farina, abordou conceitos técnicos do câncer de mama, como os sintomas, tipos de nódulos, autoexame, importância da mamografia, herança genética, entre outros temas. Para o médico, o acesso a estas informações é o que tem contribuído para o diagnóstico precoce e maior eficácia no tratamento. 

“O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, só perdendo para o de pele. Então, é natural que elas se preocupem e tenham dúvidas e curiosidades. O que sempre ressaltamos é o tripé da prevenção: autoexame, exame médico e mamografia. Quanto antes o diagnóstico, mais chances de cura ela pode ter”, disse Farina.

O mastologista também elogiou a iniciativa da EMAM e do IMEJ em promover o evento no mês de conscientização do câncer de mama. “Antigamente, não se falava muito disso. Eu vejo que movimentos como o Outubro Rosa estão ganhando força nos últimos anos e reforçando a importância de cuidados como o autoexame. Fiquei honrado pelo convite e parabenizo à diretoria da EMAM, na figura do juiz Eduardo Calmon e do IMEJ, representado pela Paula Gomes, pelo seminário”, acrescenta.

A segunda palestra “A Beleza e o Poder Feminino” foi ministrada pela advogada e máster em Programação Neurolinguística, Cris Laura. O bate-papo começou com um questionamento às mulheres sobre quem elas verdadeiramente são para que identifiquem aonde desejam chegar. De acordo com Cris, estudos científicos recentes já provaram o poder da mente sobre o corpo humano. “É preciso desmistificar os fatos bons e ruins em nossa vida. A forma como encaramos estes acontecimentos é o que muda de que maneira eles nos afetam”.

Em relação ao câncer de mama, Cris abordou o enfrentamento da doença e as mudanças na auto estima e conceitos de beleza das mulheres. Segundo ela, a queda de cabelo, tão associada ao câncer, pode ser vista de forma diferente. “Na nossa cultura, o cabelo está muito ligado à beleza feminina, mas podemos nos despir disso e deixar de valorizar tanto a beleza sobre o que é ‘perfeito’. Você pode desmistificar isso tudo e escolher se vai enxergar as consequências de um câncer como algo pesado e difícil”, explicou Cris. 

Além das palestras, as participantes também foram presentadas com brindes de parceiros da EMAM e do IMEJ, como kits de maquiagem, vale compras, roupas, acessórios e serviços de estética.

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78048-250 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252 / 9.9927-5162
E-mail: emam@amammt.com.br

Sitevip Internet