Notícias

​Dissertação sobre situação de refugiados no Brasil é aprovada em curso de mestrado

Publicado por Pau e Proa Comunicação em 26/03/2021 às 10:05

​Dissertação sobre situação de refugiados no Brasil é aprovada em curso de mestrado

​Dissertação sobre situação de refugiados no Brasil é aprovada em curso de mestrado


Mais um aluno do curso de mestrado em Direito oferecido pela Universidade de Marília (Unimar), em convênio com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), é destaque pela produção acadêmica. Com a tese “O refúgio no Brasil: da travessia à políticas públicas para a integração local”, o analista judiciário Heverton Lopes Rezende é o primeiro da turma a conquistar a aprovação da dissertação.
O interesse em estudar sobre a situação de refugiados, conta Heverton, surgiu após uma das disciplinas ofertadas durante o curso na EMAM abordar o tema. Desde então, o aluno buscou saber mais a respeito de legislações e políticas públicas no país voltadas para a garantia de direitos humanos a estas pessoas. “Dentro dos estudos, conheci a Lei 9474/97, que prevê três soluções no tratamento aos refugiados, sendo a integração local uma delas. Foi a alternativa que mais despertou o meu interesse e por isso, foquei nela para a tese do mestrado”.
A defesa da dissertação foi realizada virtualmente na última quinta-feira (18). Morador e servidor público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Barra do Garças, Heverton obteve nota máxima na apresentação, tendo a indicação da banca avaliadora para que publique o trabalho em forma de livro. “Antes da publicação do livro estou finalizando um artigo científico sobre migrações em tempos de pandemia. É um assunto que rende muita pesquisa e debates”.
O analista judiciário elogia a parceria da AMAM com o TJMT para a promoção de cursos de pós-graduação entre servidores e magistrados. Segundo ele, a iniciativa contribui com a qualificação da área. “Gostei muito do acolhimento da EMAM na realização das aulas, desde a infraestrutura, localização e acesso a biblioteca. Acredito que parcerias como esta só ajudam a formação e qualidade técnica de servidores públicos do Judiciário”.
Para ler a tese de dissertação na íntegra, clique AQUI.
 
 
 

Fonte: EMAM

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78048-250 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252 / 9.9927-5162
E-mail: emam@amammt.com.br

Sitevip Internet