Notícias

Assembleia, Amam, Emam e Esmagis firmam parceria com foco na melhoria dos serviços à população

Publicado em 07/07/2021 às 15:28

Assembleia, Amam, Emam e Esmagis firmam parceria com foco na melhoria dos serviços à população

Assembleia, Amam, Emam e Esmagis firmam parceria com foco na melhoria dos serviços à população

Visando ao aprimoramento do serviço público voltado à sociedade foi celebrada cooperação técnica para a capacitação de servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A parceria será desenvolvida pela Escola do Legislativo e pela Escola da Magistratura de Mato Grosso (Emam), sendo esta última integrante da Associação dos Magistrados Mato-grossense (Amam). A iniciativa tem o apoio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, cuja história de existência se funde com a história da Emam.
 
Representando a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, estava a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos. Na ocasião, ela ofertou apoio integral da gestão  quanto ao projeto e ao termo de cooperação, essencial para os dois Poderes. “Tudo que é muito burocrático não traz a eficiência suficiente. Desejo que esse termo realmente se efetive porque somos Instituições Públicas e temos a missão de entregar um serviço público de qualidade com muita eficiência. Nossa sociedade é dinâmica, ela não é parada, todos os dias nós temos novas demandas e novas leis que precisam ser estudadas. A academia é muito importante tanto para o Poder Judiciário quanto para o Legislativo.”
 
José Zuquim Nogueira, corregedor-geral do Tribunal de Justiça, aproveitou a oportunidade para colocar o Órgão sempre à disposição. “A CGJ apoia iniciativas dessa natureza. O aprimoramento é necessário em todas as atividades, principalmente nas legislativas e judiciárias. A cooperação entre o Poder Judiciário e a Assembleia Legislativa traz a harmonia que se faz necessária para melhoria de nossos trabalhos.”
 
Presente na assinatura do termo, o desembargador Paulo da Cunha, destacou que esse foi um momento de grande importância para as instituições envolvidas. “É necessário capacitar aqueles que prestam serviços à sociedade. A transformação social que estamos vivenciando nesse momento é de tamanha velocidade que se não fizermos esses convênios para capacitação, dificilmente conseguiremos acompanhar a exigência da sociedade por uma prestação de serviço de qualidade.”
 
Marcos Machado, desembargador-diretor-geral da Esmagis-MT, destacou que essa é uma ação pedagógica, acadêmica, de conhecimento e cognitiva que não se limita ao quadrado do Poder Judiciário, mas vai além. “Como o Judiciário pode melhorar a política e a administração pública? Participando das reuniões, diretamente onde elas nascem, nos municípios. Por isso, esse termo de cooperação, precisa ser sucessivo. Há um norte nacional aos magistrados que é a formação e a capacitação. Temos que envolver e incluir os magistrados na docência ou no aprendizado, essa é uma das diretrizes da Esmagis. Contem conosco sempre e vamos agir.
 
Max Russi, presidente da ALMT, ressaltou a felicidade de firmar o convenio entre Judiciário e Legislativo, confirmando que as portas da Assembleia estão sempre abertas para novos projetos conjuntos com o Judiciário. “Essa parceria foi provocada pelo desembargador Marcos Machado. Temos recursos e queremos investir nos profissionais e a Emam vai trazer o arcabouço para que possamos levar esses cursos aos polos, pegar regiões. Com os servidores capacitados, aumenta a possibilidade de prestar um serviço melhor para nossa população.”
 
Tiago Nogueira, juiz-presidente da Amam, explicou que o termo estreitará ainda mais os laços entre TJMT, ALMT e AMAM. “O objetivo da Assembleia Legislativa vem ao encontro do objetivo da Amam que, além de difundir o conhecimento, é aproximar o Poder Judiciário do cidadão. Também o juiz Gerardo Humberto Alves e Silva, diretor da Emam, pontuou que a cooperação “consiste em promover a reflexão, a construção de conhecimento e o desenvolvimento científico a partir da articulação entre o Direito, desenvolvimento econômico, as relações sociais e políticas.” Ainda o diretor da Escola do Legislativo, Eduardo Maciolli afirmou que “a cooperação só vem a somar e melhorar o resultado entregue à sociedade.”
 
Parceria – O curso será realizado em 10 módulos de 16 hora/aula cada. Os alunos receberão aulas de Direito Eleitoral, Probidade Administrativa, Governança da Integridade Pública e Compliance, Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Direito Constitucional, Cidadania e Direitos Humanos, Redação e Técnica Legislativa, Poderes da República, Igualdade de Gênero e Vulnerabilidade e ainda Estado e Proteção Social no Brasil.
 
Assista AQUI à matéria feita pela TV.Jus sobre o mesmo assunto. 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78048-250 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252 / 9.9927-5162
E-mail: emam@amammt.com.br

Sitevip Internet