Notícias

​Lançamento de livro marca conclusão de curso da 1ª turma de mestrado de servidores do Judiciário

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 23/08/2021 às 16:00

​Lançamento de livro marca conclusão de curso da 1ª turma de mestrado de servidores do Judiciário

​Lançamento de livro marca conclusão de curso da 1ª turma de mestrado de servidores do Judiciário


Servidores formados na primeira turma de mestrado stricto sensu do Poder Judiciário de Mato Grosso se reuniram nesta sexta-feira (20) para o lançamento do livro “Estudos em homenagem ao Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha”. A publicação marca o encerramento do curso e apresenta as pesquisas elaboradas pelos servidores ao longo do mestrado. O evento aconteceu na sede da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), em Cuiabá, e contou com a presença de importantes representantes do Judiciário e do Legislativo, além do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

O livro “Estudos em homenagem ao Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha” é uma coletânea dos artigos produzidos pelos 20 alunos do mestrado. O curso, que teve início em agosto de 2019, chega à conclusão dois anos depois, com a formação dos servidores do Judiciário de diversos municípios de Mato Grosso. “Vocês não imaginam a emoção deste dia”, relatou o desembargador em sua fala. Segundo ele, a formação da primeira turma de mestrado stricto sensu para servidores é a realização de um sonho de várias administrações anteriores a ele, que na época da abertura do curso presidia o TJMT.

“A EMAM nascida como órgão da AMAM vem mantendo ao longo do tempo a sua finalidade de estimular a pesquisa e o debate jurídico de temas socialmente relevantes, além de colaborar com a formação de novos profissionais, vocacionados aos estudos e resoluções de questões jurídicas. A história nos conta isso. Parabenizo a todos pelo esforço, dedicação e vitória e que a partir de agora, vocês possam promover a reflexão e a construção do conhecimento a partir da articulação entre o Direito, o desenvolvimento econômico, as relações empresariais e as demandas sociais e políticas para o enfrentamento teórico e prático dos desafios do Poder Judiciário, visto que se aprimoraram para isso”, destacou o desembargador.

Servidor do Judiciário desde 2018 e morador de Pontes e Lacerda, Gean Carlos Balduíno Júnior, é um dos alunos concluintes no mestrado. Ele também assina um artigo científico a respeito de demandas repetitivas e foi escolhido como orador da turma. Gean conta que assim que soube da abertura de vagas do mestrado exclusivamente para servidores do Judiciário, logo se interessou pela oportunidade.

“Sempre gostei muito de estudar e buscava qualificação na minha área. Infelizmente, morando no interior, as oportunidades de pós-graduação são poucas. Vi este mestrado como um auxílio à minha capacitação e hoje enxergo o curso para além de ganhos materiais ou profissionais, foi uma ferramenta de desenvolvimento pessoal também”.

Diretor da EMAM, o juiz Gerardo Humberto Alves Silva Jr., destaca que a qualificação de servidores do Judiciário representa a melhoria no serviço prestado à sociedade. Segundo ele, a Escola já vem estudando outras parcerias e convênios com instituições de ensino para a promoção de novos cursos tanto para magistrados quanto para servidores. “É uma oportunidade de aprimoramento que a EMAM sempre irá incentivar. A prestação jurisdicional é quem ganha com este tipo de qualificação. Ganha também o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a sociedade.

Á época na diretoria da EMAM, o juiz Eduardo Calmon, relembra que a melhoria na qualificação profissional do Judiciário sempre foi uma das preocupações da entidade. Ele destaca que os servidores ocupam cerca de 95% do quadro de trabalhadores no TJMT e que por esta razão, promover capacitações é de suma relevância, além de atender à uma exigência do Conselho Nacional de Justiça relacionada ao aprimoramento do serviço jurisdicional. A organização do livro foi uma solicitação de Eduardo Calmon para aproveitar os conhecimentos adquiridos pela turma ao longo destes dois anos.

“Grandes líderes exigem grandes projetos. E não por acaso, esta publicação homenageia o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha. Começamos o curso com 20 servidores e hoje terminamos com 20 mestres servidores, e com a certeza de que vocês irão se empenhar ainda mais. Agradeço ao desembargador e à AMAM por acreditarem neste projeto e aos servidores por honrarem o curso chegando à sua conclusão”, destacou o juiz.

O evento contou ainda com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que parabenizou as entidades ligados ao Poder Judiciário do estado pela promoção do conhecimento e formação dos servidores. Ele salientou a dedicação dos mestrandos em dar continuidade aos estudos durante a pandemia de Covid-19. “Em tempos como este, concluir uma graduação é um desafio, principalmente, quando se faz com o objetivo de agregar conhecimentos para o exercício da profissão. Transformar esta oportunidade dependeu do esforço e dedicação de cada um destes servidores”, pontuou.

O mestrado em Direito foi uma parceria da Escola da Magistratura Mato-Grossense (EMAM), da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Universidade de Marília (Unimar).
 

Fonte: EMAM

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78048-250 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252 / 9.9927-5162
E-mail: emam@amammt.com.br

Sitevip Internet