Notícias

Associação e Escola da magistratura doam 500 obras para campanha Livro para ser livre

Publicado em 01/11/2022 às 14:52

Associação e Escola da magistratura doam 500 obras para campanha Livro para ser livre

Associação e Escola da magistratura doam 500 obras para campanha Livro para ser livre

A campanha “Livro para ser livre – a Ressocialização pela leitura”, promovida pelo Judiciário mato-grossense em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil– Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) ganhou um importante reforço em outubro. A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), por meio da Escola da Magistratura Mato-Grossense (Emam) doou mais de 500 obras.
 
“Sempre tivemos uma forte parceria com do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Não poderíamos ficar de fora dessa campanha de arrecadação de livros. Para nós é uma honra poder contribuir com essa ação socioeducativa”, afirma a representante da entidade, Kálita de Araújo Lima. “O Conhecimento liberta e nos sentimos muito honrado em contribuir com a educação dos reeducandos”, completa.
 
A entrega das obras ocorreu pelo sistema drive-thru, instalado no estacionamento dos visitantes da sede do TJMT. Os livros passarão por uma triagem e as que forem selecionadas farão parte do acervo de livros disponibilizado em 43 unidades penais do Estado, entre cadeias e penitenciárias.
 
“A carência nos motiva a fazer essa arrecadação de livros que é voltada para os reeducandos do Sistema Prisional de Mato Grosso, para que possamos disponibilizar a eles um instrumento par remir a pena deles”, informa o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (GMF-MT), desembargador Orlando Perri. “Nossos presos, de uma maneira geral, ainda permanecem ociosos e solicitam em todas as visitas que fazemos oportunidade de trabalho, educação, estudos e livros para leitura. Atividades que eles podem abater dias de suas penas”.
 
De acordo com o desembargador, todos os tipos de livros podem ser doados, especialmente romances, autoajuda, religiosos. “A finalidade da campanha é oferecer aos presos do sistema prisional do Estado de Mato Grosso a possibilidade de conhecimento. Além do que, o beneficio de remição de pena, por meio da leitura. As disposições legais autorizam que o preso possa fazer a leitura de um livro e entregar uma resenha e com isso conseguir quatro dias remidos. Então esse preso tem a oportunidade de ler 12 livros ao ano e remir 48 dias de sua pena a cada ano”, explica o magistrado.
 
A campanha de arrecadação de livros foi estendida e segue até dia 30 de novembro. Na Capital, além das doações pelo sistema drive thru, das 12h às 19h, também é possível depositar os livros em caixas coletoras que estão dispostas na recepção central do TJMT, no restaurante, no Anexo Desembargador Antônio Arruda e na Escola dos Servidores.
 
Pontos de coleta foram instalados nas recepções da OAB-MT, da SESP-MT, da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc MT) e da Igreja Batista Nacional do Cristo Rei, em Várzea Grande.
 
As comarcas também estão mobilizadas e há pontos de coleta espalhados pelos Fóruns de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop, Sorriso, Diamantino, Barra do Garças, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Rondonópolis.

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78048-250 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252 / 9.9927-5162
E-mail: emam@amammt.com.br

Sitevip Internet