Cursos / Cursos de Extensão

CURSO DE MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Sem avaliações

Sem vídeos

Modalidade:

Presencial

Objetivo:

Analisar o conflito, seus vários aspectos e formas de enfrentamento, diferenciando conciliação e mediação e as situações em relação as quais podem ser utilizados, bem como orientar sobre os procedimentos para aplicação das técnicas auto compositivas de solução de conflitos.

Público-Alvo:

Oficiais de registro e/ou prepostos de serventias extrajudiciais

Início:

22/04/2019

Duração:

40 horas

1x de R$ 1.400,00

Total: R$ 1.400,00

Inscrições encerradas em 26/05/2019

O curso desenvolver-se-á com a utilização de plano de trabalho a ser distribuído a todos os alunos, com a indicação do conteúdo programático e fontes bibliográficas utilizadas nas pesquisa.
O tema será apresentado de forma expositiva, com a utilização de material bibliográfico e auxilio de recursos tecnológicos (data-show), obedecendo ao cronograma apresentado.
Módulo 1
Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos. Deontologia do mediador. Psicologia e tratamento das pessoas com relação aos aspectos da ética, do humanismo e da espiritualidade. Legislação brasileira. Projetos de Lei. Lei dos Juizados Especiais. Resolução CNJ n. 125/2010. Novo Código de Processo Civil. Lei de Mediação.
Módulo 2
A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Objetivos: acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação – CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. A audiência de conciliação e mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.
Módulo 3
Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos. Panorama nacional e internacional. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma (ou espectro) de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial e processos híbridos.
Módulo 4
Teoria da comunicação/Teoria dos jogos. Axiomas da comunicação. Comunicação verbal e não verbal. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do inter-relacionamento humano: aspectos sociológicos e aspectos psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.
Módulo 5
Moderna Teoria do Conflito. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos.
Módulo 6
Negociação. Conceito: integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganho mútuo; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados).
Módulo 7
Conciliação. Conceito e filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial. Técnicas (recontextualização, identificação das propostas implícitas, afago, escuta ativa, espelhamento, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade). Finalização da conciliação. Formalização do acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, número de identificação, natureza do conflito). Redação do acordo: requisitos mínimos e exequibilidade. Encaminhamentos e estatística. Etapas (planejamento da sessão, apresentação ou abertura, esclarecimentos ou investigação das propostas das partes, criação de opções, escolha da opção, lavratura do acordo).
Módulo 8
Mediação. Definição e conceitualização. Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental; Mediação (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos dos interesses ocultos e negociação do acordo). Técnicas ou ferramentas (comediação, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão).
Módulo 9
Áreas de utilização da conciliação/mediação. Empresarial, familiar, civil (consumerista, trabalhista, previdenciária etc.), penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
Módulo 10
Interdisciplinaridade da mediação. Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.
Módulo 11
O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação. Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público etc.) e a conciliação/mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.
Módulo 12
Ética de conciliadores e mediadores. Deontologia. O terceiro facilitador; funções, postura, atribuições, limites de atuação. Código de Ética – Resolução CNJ n. 125/2010.
CELSO FERREIRA DA CRUZ VICTORIANO
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1994), Bacharel em Direito pelo Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2001), Especialista em Modelagem Matemática pela UNEMAT (1998) e Direito Público pela UNEMAT (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA - Buenos Aires - AR (2012). Pós-Doutoramento em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA - Buenos Aires - AR (2014). Oficial de Justiça Avaliador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, caráter efetivo. Atualmente lotado no Juizado Especial Itinerante (JEI) Complexo Miranda Reis, conforme Portaria n. 154/2017/GRHFC. Docente, Consultor Avaliador na Pós-Graduação ATAME, desde 2007, Cuiabá-MT. Docente na Escola da Magistratura Mato-grossense (EMAM). Membro da Coordenação Científica da Associação de Mediação e Conciliação (AMC), Lisboa - Portugal. Multiplicador Interno da Escola de Servidores do TJMT. Mediador, Instrutor e Supervisor Judicial do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJMT/CNJ). Co-idealizador e integrante do Projeto Guató - Cáceres-MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Projetos de Pesquisa, Didática, Educação Matemática, Etnomatemática, Monografias, Cultura Mato-grossense, Direito Ambiental e Indígena. Conciliação/Mediação Judicial e Supervisão nos moldes da Resolução 125 2010-CNJ. 
Celso Ferreira da Cruz Victoriano
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5508750504766910 

SUELENI PEREIRA VALÉRIO CHUNG
Conciliadora e mediadora no Cejusc Central Cível e Família – São Paulo; Instrutora certificada pelo CNJ para formação de Mediadores Judiciais; Instrutora certificada pelo CNJ para a Oficina de Parentalidade e Divórcio; Formação de Supervisores em Mediação pelo CNJ; Conciliadora e Mediadora capacitada pela Escola Paulista da Magistratura; Mediadora Judicial pela ENAM; Assistente Social e Bacharel em Direito; Pós graduada em Recursos Humanos; Professora e palestrante nos cursos de capacitação de Mediadores e Conciliadores da Escola Paulista da Magistratura; Escola Superior de Advocacia; Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo e Universidade Católica de Santos. Supervisora de estágios nos cursos de capacitação de Mediadores e Conciliadores da Escola Paulista da Magistratura, Escola Superior de Advocacia e Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo.

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78050-090 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252
E-mail: secretaria.emamcba@gmail.com

Sitevip Internet