Notícias

Curso é encerrado com módulo sobre gestão de conflitos no âmbito familiar

Publicado por Pau e Prosa Comunicação em 05/07/2019 às 08:52

Curso é encerrado com módulo sobre gestão de conflitos no âmbito familiar

Curso é encerrado com módulo sobre gestão de conflitos no âmbito familiar

A Escola da Magistratura Mato-grossense (EMAM) encerrou no último fim de semana (29 de junho) o curso Negociação e Gestão de Conflitos – Teoria e Prática, com o módulo “Gestão de Conflitos Familiares - Relacionamentos e empresas familiares”, ministrado pela advogada e mediadora Sandra Bayer. Com experiência de cerca de 20 anos na área, a instrutora mostrou que existe uma grande quantidade de situações em que podem ser aplicados os princípios que regem o tema.
Oriunda da área do Direito de Família, Sandra Bayer explicou que a gestão e mediação de conflitos relacionada ao âmbito familiar é bastante ampla no que diz respeito às aplicações. Pode ser uma questão sucessória, de herança, divórcio, mas podem ser também questões relacionadas a empresas familiares. “Mais de 90% das empresas brasileiras são familiares, que têm uma primeira geração de sucesso, uma segunda geração de conflito e uma terceira de extinção”, exemplificou.
“Nós percebemos que hoje em dia as pessoas estão se voltando mais a planejar o futuro das empresas como uma forma de evitar que os conflitos tenham uma consequência econômica muito maior. Quer dizer, a vida dos funcionários está envolvida, a vida de sócios que não fazem parte da família. Então, existe um grande número de questões implicadas”, ressaltou.
A aula de Sandra Bayer fechou um curso que buscou trazer aos mato-grossenses uma visão bastante ampla sobre Negociação e Gestão Eficiente de Conflitos. No primeiro módulo, a advogada Fernanda Levy, presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), tratou do tema dentro do âmbito empresarial.
No módulo seguinte, o mediador Marcello Rodante falou sobre “Práticas Colaborativas e Inteligência Emocional Na Gestão de Conflitos”, mostrando que é preciso levar em conta diferentes tipos de perfis das partes envolvidas para a escolha do melhor método para a solução do caso.
No terceiro módulo, a vice-presidente de Mediação do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Andrea Maia, ofereceu aos participantes informações importantes sobre técnicas de negociação na gestão de conflitos. “O sucesso de uma negociação depende da harmonização de três elementos: comunicação, razão e emoção”, ressaltou a instrutora.
Para os alunos, os conhecimentos transmitidos ao longo do curso agregarão sobremaneira, pois estão sintonizados com as mudanças que têm sido verificadas no dia a dia dos escritórios de advocacia, por exemplo. “Hoje o advogado também tem que ser um bom negociador. Procurei o curso nesse sentido. Busquei a negociação para aplicar dentro da área do Direito, da advocacia”, salientou Fernanda Tanahashi Ribeiro Pinto, que atua como advogada há 20 anos.
“Nós estamos caminhando para uma inovação e a advocacia necessita de novas ferramentas. Estou aqui para justamente obter mais conhecimento para poder utilizar no meu trabalho. Todo o curso acrescentou muito. Foram gratificantes esses quatro encontros, com pessoas renomadas, que vieram de fora e trouxeram informações importantes para ampliar nosso conhecimento”, enalteceu Kesia Martins Fortes dos Reis, advogada há dez anos, pós-graduada em Direito Processual Penal e Direito Civil e pós-graduanda em Direito Digital.
Formado em Engenharia Agronômica e Contabilidade, cursando Direito e pós-graduado em Gestão Empresarial, Henrique Amaral também destacou a amplitude de temas e as ferramentas que oferecem. Em seu caso, o que chamou mais a atenção no curso foi a possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas de maneira positiva. Para ele, poder fazer com que as partes cheguem a um acordo e voltem a se relacionar, sem precisar recorrer a vias como as judiciais, não tem preço. “Ou seja, as duas partes concordando, fica bom para todos, não é preciso uma terceira decidindo por elas”, salientou.
Michelle Alves Donegá, coordenadora pedagógica da Solucione, que realizou o curso em parceria com a EMAM, reforçou que a ideia é proporcionar que profissionais das mais diferentes áreas possam utilizar essas ferramentas. “O objetivo foi o de trazer algo que realmente agregasse valor àquilo que o profissional já faz no seu dia a dia. E com instrutores de renome, especialistas na área, alguns ministrando cursos inclusive fora do Brasil. Estamos muito contentes com o resultado e esperamos novas turmas em breve”, finalizou.
A Solucione realizou o curso em parceria com a EMAM e o apoio da OAB-MT, além de patrocinadores como Schmidel & Associados, Faculdade Invest, Irajá Lacerda Advogados Associados, EP Corretora de Seguros, Laboratório de Patologia Bucal e Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia, do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Donegá Advogados e Animus Centro Empresarial.
Mais informações sobre este e outros cursos da EMAM no site www.emam.org.br.

Rede Social

Av. Hélio Ribeiro, s/nº Residencial Paiaguás - CEP:78048-250 - Cuiabá/MT
Fone: (65) 3631-4252 / 9.9927-5162
E-mail: emam@amammt.com.br

Sitevip Internet