Tendo como um de seus objetivos o estímulo à pesquisa e debate jurídico de temas relevantes, a EMAM foi sede de parte das aulas do curso de mestrado em Direito da Universidade de Marília (Unimar). Como resultado desta parceria, uma aluna teve o artigo aprovado para apresentação no I Seminário Ítalo-Brasileiro de Direitos Fundamentais da Universidade de Padova, em Pádua, na Itália, nos dias 25 e 26 de janeiro.
A aluna aprovada é Mireni de Oliveira Costa Silva com o artigo “Do verde às cinzas, da vida à morte: reflexões sobre as queimadas no Pantanal/Brasil e o direito ao meio ambiente saudável e equilibrado”. A escolha do tema, segundo ela, teve como intenção reforçar a responsabilidade do Direito na garantia da defesa ao meio ambiente. O trabalho conta com ainda com a coautoria e orientação da professora e doutora em Direito, Walkiria Martinez Heinrich Ferrer.
“Passamos por um dos maiores desastres ecológicos da história com as queimadas no Pantanal em 2020. Escrever e debater sobre isso é de extrema importância para que episódios como este não ocorram nos próximos anos. E o Direito pode e deve contribuir para isso”, argumenta a mestranda.
Oferecido pela Universidade de Marília (Unimar), o curso de mestrado é um convênio com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM). Nos primeiros semestres, algumas aulas foram realizadas na sede da EMAM, em Cuiabá.
Rede Social