Durante o lançamento, foi divulgada a criação do programa de bolsas para candidatos em situação de vulnerabilidade econômica
Direito Notarial e Registral, Direito Militar e Direito Eleitoral são os primeiros cursos de pós-graduação lançados pela Escola da Magistratura Mato-grossense (EMAM), em parceria com a Faculdade Prime. A abertura oficial foi realizada na noite desta quinta-feira (05), em uma cerimônia que reuniu juízes, desembargadores e representantes de entidades jurídicas do estado para ressaltar a importância da formação acadêmica para o exercício do Direito. Dos três cursos lançados, dois são inéditos em Mato Grosso.
Diretor geral da EMAM, o juiz Gerardo Humberto Alves Silva Júnior, explica que a escolha pelos cursos para iniciar a oferta de pós-graduações pela Escola levou em consideração o atual cenário do Direito e suas demandas. Segundo o magistrado, o objetivo da EMAM é oferecer cursos de alto nível acadêmico, com aulas presenciais e professores renomados. O corpo docente é formado por juízes e desembargadores, em sua maioria, com mestrado, doutorado e especializações, além de profissionais de áreas complementares.
“Todos os cursos oferecidos primam pela excelência acadêmica, pois é isto que os alunos que procuram pela Escola desejam. Logo, a nossa preocupação foi desde a escolha pelas especialidades, incluindo duas inéditas em Mato Grosso, até os profissionais para ministrar e coordenar as aulas. Sempre digo que a diferença é que na EMAM são cursos de Direito por quem faz Direito, com a mistura da formação acadêmica com a prática. Estamos muito felizes com este lançamento que é também resultado do trabalho de gestões anteriores”, pontuou o diretor.
Para o presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso (AMAM), juiz Tiago Abreu, o lançamento dos cursos é um “dia histórico” para a magistratura no estado pela oportunidade de ampliar e melhorar a prestação de serviços à comunidade. O magistrado salientou ainda a importância de formações complementares para juízes e desembargadores qualificarem o seu desempenho.
“O Direito é uma matéria dinâmica, onde todos os dias nós encontramos novas jurisprudências, legislações e decisões para compreender. Este dinamismo diário tem que ser acompanhado pela academia. Para nós é um dia histórico também pela promoção e difusão da cultura jurídica na sociedade mato-grossense”, disse.
Realizada na sede da AMAM, em Cuiabá, a cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
Os coordenadores dos três cursos também estiveram presentes na abertura e frisaram a relevância das especialidades para o exercício jurídico. Os magistrados elogiaram a iniciativa da EMAM em promover as pós-graduações que terão duração de nove a 12 meses, com aulas híbridas e transmitidas online ao vivo. São eles o juiz de Direito e Prof. Dr. Eduardo Calmon de Almeida Cézar, responsável pela pós inédita em Direito Notarial e Registral com ênfase nas normas de Mato Grosso; juiz Lídio Modesto da Silva Filho, coordenador da pós em Direito Eleitoral; e a juíza e profº especialista Olinda de Quadros Castrillon, coordenadora da pós inéditos em Direito Militar.
“Para nós esta parceria é uma grata satisfação, pois estamos diante de uma instituição de envergadura ímpar como a EMAM e notório saber jurídico. Escolhemos cursos ainda não oferecidos em Mato Grosso e que agora estarão à disposição de juízes, desembargadores, servidores e a sociedade em geral”, agradeceu o coordenador administrativo da Faculdade Prime, Pablo Henri.
O evento contou ainda com uma palestra ministrada pelo advogado, professor de Direito e Dr. Marco Aurélio Marrafon, que falou sobre a importância dos estudos, formação, novas tecnologias e o diferencial deste tipo de especialização. “A educação é a casa das transformações e da liberdade. Quando assumimos responsabilidades, o acesso a todo o tipo de ensino é o que nos diferencia”, ressaltou.
Bolsas – Durante o lançamento, foi divulgada a criação do programa de bolsas de estudo para candidatos em situação de vulnerabilidade econômica. Serão quatro vagas com 100% de desconto destinadas à população em geral. Nesta sexta-feira (06), a EMAM abre o edital para concorrência com os requisitos e condições para a participação.
De acordo com o diretor geral da Escola, a partir de agora todos os cursos serão contemplados com o programa. “Queremos possibilitar o acesso a cursos de alto nível a toda a população. Para cada especialidade serão determinados critérios, sempre foco na vulnerabilidade econômico dos candidatos”, acrescentou o juiz Gerardo Humberto.
As inscrições para os novos cursos já estão abertas e as aulas serão iniciadas em junho de 2022. O email para informações/inscrições é matriculas.emamprime@gmail.com e o telefone: (65) 9 9992 6814.
Rede Social